01 abril 2010

Sobre o Roacutan...

Olá meninas...

Vim aqui falar sobre o Roacutan, pq muitas meninas me perguntam sobre este remédio para espinhas seja por e-mail ou seja por comentários.

Bem vou fazer alguns esclarecimentos.

Primeiro de todos é que eu não tomei este medicamento, me recusei, por que sou casada a dois anos e pretendo engravidar em breve, e quando se toma roacutan vc não pode nem pensar nesta hipotese pelo menos durante um ano após o final do tratamento.

Eu usei isotretinoína (que é da composição do roacutan) através de pomada, e mesmo assim com acompanhamento médico, pois esta pomada resseca muito a pele, e deve ser usada com associação de protetor para não manchar a pele.

O roacutan só é vendido com receita médica, ficando cópia retida na farmácia e ainda é caro.

No site drashirleydecampos vcs encontram respostas a várias perguntas sobre o uso do Roacutan.

Segue Bula do medicamento:





Isotretinoína
RETINóIDE DE AçãO ANTI- SEBORRéICA ESPECíFICA PARA TRATAMENTO ORAL DA ACNE CISTICA SEVERA E ACNE CONGLOBATA E RESISTENTE A OUTRAS FORMAS DE TRATAMENTO

ACNE: Doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. As lesões começam a surgir na puberdade, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. Os cravos e espinhas ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.

IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO - ROACUTAN

Nome genérico = Isotretinoína

Forma farmacêutica e apresentação - ROACUTAN 2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide. ' Gravidez2 proibida! Cápsulas de 20,0 mg - caixas com 30 cápsulas Risco de malformação!
USO ADULTO

Composição - ROACUTANRoacutan® tem como princípio ativo o ácido 13- cis-retinóico (isotretinoína). Cápsulas de 20,0mg de isotretinoína.

INFORMAÇÃO AO PACIENTE - ROACUTANRoacutan® contém em sua fórmula uma substância derivada da 5 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais, vitamina5 A - a isotretinoína.Roacutan® deve ser usado somente para o tratamento da Acne: Doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. As lesões começam a surgir na puberdade, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. Os cravos e espinhas ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido. ' acne4 cística severa e 4 Acne: Doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. As lesões começam a surgir na puberdade, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. Os cravos e espinhas ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido. acne4 conglobata resistentes a outras formas de tratamento.

Como usar Roacutan® - ROACUTANRoacutan® só deve ser usado quando receitado por médico, especialista em doenças da pele(dermatologista). Além disso, as precauções especiais que são necessárias quando da utilizaçãodo Roacutan® requerem acompanhamento médico constante.
Roacutan® não deve ser dado a qualquer outra pessoa.
Roacutan® ocasiona, em geral, vários efeitos colaterais, que exigem acompanhamentopermanente. Assim, informe seu médico:
se estiver tomando outros remédios, em especial remédios que contenham 5 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais. vitamina5 Aou tetraciclina (antibiótico). Não use e não misture remédios por conta própria;
se é portador de doenças graves do Veja no medpix.med.br 6 Fígado: Órgão que transforma alimento em energia, remove álcool e toxinas do sangue e fabrica bile. A bile, produzida pelo fígado, é importante na digestão, especialmente das gorduras. Após secretada pelas células hepáticas ela é recolhida por canalículos progressivamente maiores que a levam para dois canais que se juntam na saída do fígado e a conduzem intermitentemente até o duodeno, que é a primeira porção do intestino delgado. Com esse canal biliar comum, chamado ducto hepático, comunica-se a vesícula biliar através de um canal sinuoso, chamado ducto cístico. Quando recebe esse canal de drenagem da vesícula biliar, o canal hepático comum muda de nome para colédoco. Este, ao entrar na parede do duodeno, tem um músculo circular, designado esfíncter de Oddi, que controla o seu esvaziamento para o intestino. fígado6, dos Veja no medpix.med.br 7 Rins: Órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e formam a urina. Os rins são localizados na região posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral. ' tipWidth="450">rins7 ou apresenta altas taxas de lipídios( 8 Gordura: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Os alimentos que fornecem gordura são: manteiga, margarina, óleos, nozes, carnes vermelhas, peixes, frango e alguns derivados do leite. O excesso de calorias é estocado no organismo na forma de gordura, fornecendo uma reserva de energia ao organismo. ' gordura8) no Veja no medpix.med.br 9 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares;
se após tomar Roacutan®, você apresentar secura nos lábios, vermelhidão dos olhos,rachaduras na pele. O médico lhe dirá a maneira de atenuar estes efeitos indesejáveis(às vezes, no início do tratamento, observa- se uma piora passageira nas lesões da pele.Este fenômeno é normal);
se sentir dor de cabeça freqüente e intensa, perturbações da visão, ou ainda, doresmusculares ou articulares (dores nas juntas);
se ocorrer queda de cabelos e as Veja no medpix.med.br 10 Unhas: São anexos cutâneos formados por células corneificadas (queratina) que formam lâminas de consistência endurecida. Esta consistência dura, confere proteção à extremidade dos dedos das mãos e dos pés. As unhas têm também função estética. Apresentam crescimento contínuo e recebem estímulos hormonais e nutricionais diversos. unhas10 tornarem- se quebradiças (este fenômeno épassageiro e seus cabelos reaparecerão normalmente após o tratamento).

Restrições de uso do Roacutan® - ROACUTANRoacutan® é 11 Teratogênico: Agente capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez. Estes danos podem se refletir como perda da gestação, malformações ou alterações funcionais (retardo de crescimento, por exemplo), ou ainda distúrbios neuro-comportamentais, como retardo mental. teratogênico11, isto é, pode ocasionar graves defeitos físicos ao feto quando ocorrer 2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide. gravidez2 durante o seu uso ou mesmo até um mês após sua interrupção. Por este motivo,Roacutan® não deve ser tomado por mulheres grávidas ou que possam engravidar. Caso ocorra 2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide. gravidez, apesar de todas as precauções, durante o tratamento com Roacutan® ou no mêsseguinte após sua interrupção, o médico deverá ser imediatamente informado.
Roacutan® pode passar para o leito materno e, por este motivo, mulheres que estão amamentando não devem tomar este medicamento.

A dose - ROACUTANSomente seu médico sabe a dose ideal para o seu caso. Não mude as doses por sua conta.
As cápsulas de Roacutan® devem ser engolidas, sem mastigar, durante as refeições.

Quando suspender o tratamento - ROACUTAN Seu médico sabe o momento ideal para suspender o tratamento. Siga corretamente as suas instruções.

Prazo de validade - ROACUTANEste medicamento possui prazo de validade a partir da data de fabricação (vide embalagem externa do produto). O uso de qualquer remédio com prazo de validade vencido não é aconselhável.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.

INFORMAÇÃO TÉCNICA - ROACUTAN
Propriedades e efeitos - ROACUTANA isotretinoína, substância ativa de Roacutan®, é um estereoisômero sintético do ácidoall- trans-retinóico (tretinoína).
O mecanismo de ação do Roacutan® ainda não foi elucidado em detalhes, mas já se estabeleceuque a melhora observada no quadro clínico da 4 Acne: Doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. As lesões começam a surgir na puberdade, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. Os cravos e espinhas ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido. acne4 severa está associada com a supressãodose- dependente da atividade da 12 Glândula: Estrutura do organismo especializada na produção de substâncias que podem ser lançadas na corrente sangüínea (glândulas endócrinas) ou em uma superfície mucosa ou cutânea (glândulas exócrinas). A saliva, o suor, o muco, são exemplos de produtos de glândulas exócrinas. Os hormônios da tireóide, a insulina e os estrógenos são de secreção endócrina. glândula12 sebácea e com a redução no tamanho das 13 Glândulas: Grupo de células que secreta substâncias. As glândulas endócrinas secretam hormônios e as glândulas exócrinas secretam saliva, enzimas e água. glândulas13 sebáceas demonstradas histologicamente. Estabeleceu-se, inclusive, o efeito antiinflamatório dérmico da isotretinoína.

Farmacocinética - ROACUTANAs concentrações plasmáticas podem ser previstas baseando- se na farmacocinética linear.

Absorção - ROACUTANForam alcançados picos de concentrações plasmática (Cmax) de aproximadamente 250 ng/ml em voluntários sadios e em pacientes com 4 Acne: Doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. As lesões começam a surgir na puberdade, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. Os cravos e espinhas ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido. 'acne4 cística de uma a quatro horas (Tmax) após a administração de 80- 100 mg de isotretinoína.
A isotretinoína administrada às refeições eleva sua biodisponibilidade ao dobro com relação à isotretinoína administrada em jejum, provavelmente como resultado de uma absorção mais facilitada deste medicamento altamente lipofílico. Além disso, houve uma diminuição global nas oscilações da disponibilidade sistêmica quando a isotretinoína foi ingerida com a alimentação.

Distribuição - ROACUTANA isotretinoína é altamente ligada às 14 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos. proteínas14 plasmáticas (99,9%), com o resultado da fraçãolivre ativa da droga inferior a 0,1% do total em uma ampla variedade de concentrações terapêuticas. A 15 Albumina: Proteína encontrada no plasma, com importantes funções, como equilíbrio osmótico, transporte de substâncias, etc. albumina15 é aparentemente a principal proteína de ligação.
O volume de distribuição da isotretinoína é desconhecido no homem, uma vez que não se dispõe da mesma para administração intravenosa.
A isotretinoína atravessa a barreira placentária em quantidades que levam a deformidades congênitas.
Devido à sua lipofilia, há uma alta probabilidade de que a isotretinoína seja excretada no leite materno. Este medicamento, portanto, é contra- indicado a 3 Lactantes: Que produzem leite; que aleitam. lactantes3.

1 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo. Metabolismo1 - ROACUTANO principal metabólito sangüíneo da isotretinoína é o 4- oxi-isotretinoína, que se forma rapidamente após a administração oral da droga. In vivo, a isotretinoína também se isomeriza paratretinoína (ácido all- trans retinóico) através de uma via metabólica alternativa. A glucuronidação dos metabólitos não foi demonstrada de forma definitiva no homem, mas foi bastante sugestiva nos experimentos com animais. As investigações em seres humanos e em cães apontam uma recirculação êntero-hepática da isotretinoína, o que contribui com as variabilidades interindividuais nas concentrações plasmáticas observadas.

Eliminação - ROACUTANA isotretinoína é aparentemente eliminada quase que exclusivamente através do 1 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.metabolismo1hepático e excreção biliar.
Após a administração oral da isotretinoína, a meia- vida de eliminação da droga inalterada varioude 7 a 39 horas (média: aproximadamente 20 horas) tanto nos voluntários sadios quanto nospacientes portadores de 4 Acne: Doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. As lesões começam a surgir na puberdade, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. Os cravos e espinhas ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido. acne4 cística.
A meia- vida de eliminação do metabólito 4-oxi nos pacientes com 4 Acne: Doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. As lesões começam a surgir na puberdade, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. Os cravos e espinhas ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido. acne4 cística é levemente superior (25 horas; variação: 17-50 horas) à da substância ativa.

Farmacocinética em situações excepcionais - ROACUTANSendo a isotretinoína contra- indicada a pacientes com 16 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal. insuficiência renal ou hepática, não há informações sobre a farmacocinética da droga nessa população.

Indicações - ROACUTANPara formas severas de 4 Acne: Doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. As lesões começam a surgir na puberdade, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. Os cravos e espinhas ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido. acne4 17 Nódulo: Lesão de consistência sólida, maior do que 0,5cm de diâmetro, saliente na hipoderme. Em geral não produz alteração na epiderme que a recobre. nódulo17- cística resistentes a terapêuticas anteriores, em particular 4 Acne: Doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. As lesões começam a surgir na puberdade, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. Os cravos e espinhas ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido. acne4 cística e 4 Acne: Doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. As lesões começam a surgir na puberdade, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. Os cravos e espinhas ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido. ' tipWidth="450">acne4 conglobata, principalmente quando as lesões envolvem o tronco.
Roacutan® deve ser prescrito somente por médicos dermatologistas experientes no uso deretinóides sistêmicos e que compreendem os riscos da teratogenicidade de Roacutan® quando utilizado na 2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide. gravidez2.

Posologia - ROACUTANA terapêutica deve ser iniciada com 0,5 mg/kg diários. O agravamento da 4 Acne: Doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. As lesões começam a surgir na puberdade, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. Os cravos e espinhas ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido. acne4 durante um curtoperíodo de tempo no início do tratamento é relativamente comum. A eficácia e efeitos colateraisvariam de acordo com o paciente; depois de mais ou menos quatro semanas, portanto, a dose daterapêutica de manutenção deve ser ajustada na variação de 0,1- 1,0 mg/kg diários, conforme asnecessidades individuais. A dose máxima de 1 mg/kg diários somente deve ser administrada porum período de tempo limitado. O tratamento geralmente dura um total de 16 semanas. Ao seavaliar os resultados da terapêutica, deve- se levar em consideração que é normal uma melhoracontinuada após a interrupção do tratamento.
Por esta razão, deve haver um intervalo de, pelo menos, oito semanas antes de se retomar otratamento, que deve novamente seguir as orientações acima mencionadas.
As cápsulas são ingeridas durante as refeições.

Terapêutica tópica concomitante - ROACUTANA administração concomitante de outros agentes antiacne ceratolíticos e esfoliativos não éindicada. A terapêutica com radiação de luz ultravioleta também não é indicada. Os pacientesdevem evitar exposição ao sol. A terapêutica adjuvante com uma droga antiacne tópica suavepode ser aplicada, caso seja necessário.

Restrições de uso - ROACUTAN
Contra-indicações - ROACUTANRoacutan® é contra- indicado nos seguintes casos: 2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide. gravidez2 (vide abaixo), 16 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal. insuficiência renal ehepática, hipervitaminose A, pacientes com valores lipídicos sangüíneos excessivamente elevados,hipersensibilidade à droga.

Precauções - ROACUTANA função hepática deve ser examinada antes e um mês após o início do tratamento e subseqüentemente em intervalos trimestrais.
Os lipídeos séricos (valores em jejum) também devem ser examinados (antes e um mês após o início da terapêutica e também no final de cada período de três a quatro meses de tratamento). Em pacientes de alto risco (com 18 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais freqüente é o Diabetes Mellitus, ainda que existam outras variantes (diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina. » Guideline de diabetes diabetes18, 19 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30. obesidade19, alcoolismo ou distúrbios do 1 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo. metabolismo1 lipídico) que se submetem ao tratamento com Roacutan®,pode haver a necessidade de exames mais freqüentes. Em pacientes portadores ou comsuspeita de 18 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais freqüente é o Diabetes Mellitus, ainda que existam outras variantes (diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina. » Guideline de diabetes diabetes18, recomenda- se a verificação freqüente dos níveis da 20 Glicose sangüínea: Também chamada de açúcar no sangue, é o principal açúcar encontrado no sangue e a principal fonte de energia para o organismo. glicose sangüínea20. Embora não se tenha estabelecido nenhuma relação causal, foram relatados altos níveis de 21 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar. glicose21 no Veja no medpix.med.br 9 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares. sangue9 em jejum e novos casos de 18 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais freqüente é o Diabetes Mellitus, ainda que existam outras variantes (diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina. » Guideline de diabetes diabetes18 foramdiagnosticados durante a terapêutica com Roacutan®.
Casos raros de 22 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte. ' tipWidth="450">hipertensão22 intracraniana benigna foram relatados após o uso de Roacutan® e das tetraciclinas. O tratamento complementar com tetraciclinas é, portanto, contra- indicado.
A doação de Veja no medpix.med.br 9 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares. sangue9 de pacientes em tratamento ou que foram recentemente tratados com Roacutan® a mulheres com risco de 2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide. gravidez2 é contra- indicada.

2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide. Gravidez2 - ROACUTANRoacutan® é altamente 11 Teratogênico: Agente capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez. Estes danos podem se refletir como perda da gestação, malformações ou alterações funcionais (retardo de crescimento, por exemplo), ou ainda distúrbios neuro-comportamentais, como retardo mental. teratogênico11. É, portanto, contra- indicado não só para mulheres grávidas ou que possam vir a engravidar enquanto estiverem sob tratamento, mas para todas as mulheres com potencial de engravidar. Existe um risco extremamente alto de nascimento de uma criança deformada no caso de 2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide. gravidez2 durante a administração de Roacutan® em qualquer quantidade, mesmo durante curtos períodos. Todos os fetos expostos podem potencialmente ser afetados.
Roacutan® é contra- indicado a mulheres com potencial de engravidar, a menos que a paciente do sexo feminino satisfaça todas as seguintes condições:
seja portadora de 4 Acne: Doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. As lesões começam a surgir na puberdade, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. Os cravos e espinhas ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido. acne4 cística desfiguradora resistente às terapêuticas convencionais;
seja confiável na compreensão e cumprimento das instruções;
seja capaz de cumprir as medidas anticoncepcionais obrigatórias;
seja informada por seu médico sobre o perigo de engravidar durante e um mês apóstratamento com Roacutan® e seja advertida sobre a possibilidade de uma falha do método anticoncepcional;
a paciente confirme que compreendeu as precauções;
a paciente apresente um teste de 2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide. gravidez2 negativo duas semanas antes de iniciar a terapêutica. Recomenda- se a repetição mensal do teste de 2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide. gravidez2;
a paciente utilize um anticoncepcional eficaz, sem interrupção, durante um mês antes do início da terapêutica com Roacutan®, durante a terapêutica e um mês após a descontinuação da terapêutica; a paciente inicie a terapêutica com Roacutan® somente no segundo ou terceiro dia do próximo período menstrual normal; no caso de repetição do tratamento, ela deverá normalmente utilizar as mesmas medidas anticoncepcionais ininterruptas um mês antes, durante e um mês após a terapêutica com Roacutan®.
Inclusive, pacientes do sexo feminino que normalmente não utilizam métodos anticoncepcionais devido à 23 Infertilidade: Capacidade diminuída ou ausente de gerar uma prole. O termo não implica a completa inabilidade para ter filhos e não deve ser confundido com esterilidade. Os clínicos introduziram elementos físicos e temporais na definição. Infertilidade é, portanto, freqüentemente diagnosticada quando, após um ano de relações sexuais não protegidas, não ocorre a concepção. infertilidade23, devem ser aconselhadas a fazer o mesmo, enquanto estiverem recebendo Roacutan®, seguindo as recomendações acima.
Caso ocorra 2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide. gravidez2, apesar dessas precauções, na vigência do tratamento com Roacutan® ou no mês seguinte, há um grande risco de malformação muito severa do feto (envolvendo em particular o Veja no medpix.med.br 24 Sistema nervoso: O sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP). O SNC é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal e a porção periférica está constituída pelos nervos cranianos e espinhais, pelos gânglios e pelas terminações nervosas. sistema nervoso24 central, o Veja no medpix.med.br 25 Coração: Órgão muscular oco localizado no tórax, sob o osso esterno, ligeiramente deslocado para a esquerda. Em um adulto, tem o tamanho aproximado de um punho fechado e pesa cerca de 400 gramas. O papel do coração é enviar sangue rico em oxigênio a todas as células do nosso organismo. ' coração25 e os grandes 26 Vasos sangüíneos: Órgãos em forma de tubos que se ramificam por todo o organismo. Existem três tipos principais de vasos sangüíneos que são as artérias, veias e capilares. ' vasos sangüíneos26). Há também um risco elevado de aborto espontâneo.
Foram documentadas grandes anormalidades fetais humanas associadas à administração de Roacutan®, as quais incluíram: 27 Hidrocefalia: Doença produzida pelo aumento do conteúdo de Líquido Cefalorraquidiano. Nas crianças pequenas, manifesta-se pelo aumento da cabeça, e nos adultos, pelo aumento da pressão interna do cérebro, causando dores de cabeça e outros sintomas neurológicos, a depender da gravidade. Pode ser devido a um defeito de escoamento natural do líquido ou por um aumento primário na sua produção. hidrocefalia27, microcefalia, anormalidades no ouvido externo (micropina, canais auditivos externos pequenos ou ausentes), microftalmia, anormalidades cardiovasculares, dismorfia facial, anormalidades na 12 Glândula: Estrutura do organismo especializada na produção de substâncias que podem ser lançadas na corrente sangüínea (glândulas endócrinas) ou em uma superfície mucosa ou cutânea (glândulas exócrinas). A saliva, o suor, o muco, são exemplos de produtos de glândulas exócrinas. Os hormônios da tireóide, a insulina e os estrógenos são de secreção endócrina. ' glândula12 do timo, deficiência do 28 Hormônio: Substância química produzida por uma parte do corpo e liberada no sangue para desencadear ou regular funções particulares do organismo. Por exemplo, a insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que diz a outras células quando usar a glicose para energia. Hormônios sintéticos, usados como medicamentos, podem ser semelhantes ou diferentes daqueles produzidos pelo organismo. hormônio28 paratiroidal e malformação cerebelar.

3 Lactantes: Que produzem leite; que aleitam. Lactantes3 - ROACUTANRoacutan® não deve ser administrado em 3 Lactantes: Que produzem leite; que aleitam. ' lactantes3.

Efeitos indesejáveis - ROACUTANA maioria dos efeitos colaterais de Roacutan® estão associados à dosagem. Na dosagem apropriada, a tolerabilidade da droga é geralmente aceitável, visto a severidade da doença. Os 29 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções. sintomas29 mais freqüentemente observados são osrelacionados à hipervitaminose A, i.e. secura das mucosas, que pode ser aliviada nos lábios através da aplicação de um ungüento gorduroso; a secura da 30 Mucosa: Nome dado ao conjunto de tecidos que formam a cobertura superficial das diferentes cavidades do corpo que se comunicam com o meio externo. P.ex. mucosa respiratória, mucosa da cavidade oral, etc. mucosa30 nasal pode levar à 31 Epistaxe: Hemorragia de origem nasal. epistaxe31 e a secura da 30 Mucosa: Nome dado ao conjunto de tecidos que formam a cobertura superficial das diferentes cavidades do corpo que se comunicam com o meio externo. P.ex. mucosa respiratória, mucosa da cavidade oral, etc. mucosa30 faríngea à rouquidão. A secura dos olhos pode causar 32 Conjuntivite: Inflamação da conjuntiva ocular. Pode ser produzida por alergias, infecções virais, bacterianas, etc. Produz vermelhidão ocular, aumento da secreção e ardor. conjuntivite32 e opacidade da córnea. A 32 Conjuntivite: Inflamação da conjuntiva ocular. Pode ser produzida por alergias, infecções virais, bacterianas, etc. Produz vermelhidão ocular, aumento da secreção e ardor. ' conjuntivite32 pode apresentar melhoraatravés de um ungüento suave. A intolerância a lentes de contato pode obrigar o paciente a usar óculos durante o tratamento. Casos isolados de 33 Fotofobia: Dor ocular ou cefaléia produzida perante estímulos visuais. É um sintoma freqüente na meningite, hemorragia subaracnóidea, enxaqueca, etc. fotofobia33, distúrbios de adaptação ao escuro (visão noturna prejudicada) e 34 Catarata: Opacificação das lentes dos olhos (opacificação do cristalino). catarata34 lenticular foram relatados, bem como 35 Vasculite: Inflamação da parede de um vaso sangüíneo. É produzida por doenças imunológicas e alérgicas. Seus sintomas dependem das áreas afetadas. vasculite35 ( p. ex. granulomatose de Wegener), diminuição na contagem de Veja no medpix.med.br 36 Hemácias: Também chamadas de glóbulos vermelhos, eritrócitos ou células vermelhas. São produzidas no interior dos ossos a partir de células da medula óssea vermelha e estão presentes no sangue em número de cerca de 4,5 a 6,5 milhões por milímetro cúbico, em condições normais. hemácias36 e Veja no medpix.med.br 37 Leucócitos: Leucócitos ou glóbulos brancos são células produzidas na medula óssea, especializadas na defesa do organismo, auxiliando no combate a vírus, bactérias e outros agentes invasores que penetram o organismo. ' leucócitos37 (p. ex. 38 Anemia: Condição na qual o número de células vermelhas do sangue está abaixo do considerado normal para a idade, resultando em menor oxigenação para as células do organismo.anemia38 e 39 Neutropenia: Queda no número de neutrófilos no sangue abaixo de 1000 por milímetro cúbico. Esta é a cifra considerada mínima para manter um sistema imunológico funcionando adequadamente contra os agentes infecciosos mais freqüentes. Quando uma pessoa neutropênica apresenta febre, constitui-se uma situação de “emergência infecciosa”. neutropenia39), elevações e diminuições nacontagem de Veja no medpix.med.br 40 Plaquetas: Elemento do sangue (não é uma célula porque não apresenta núcleo) produzido na medula óssea, cuja principal função é participar da coagulação do sangue através da formação de conglomerados que tamponam o escape do sangue por uma lesão em um vaso sangüíneo. plaquetas40, taxa de sedimentação elevada, audição prejudicada em determinadas freqüências e infecções locais ou sistêmicas causadas por microorganismos Gram- positivos (Staphylococcus aureus).
Além disso, podem ocorrer 41 Exantema: Alteração difusa da coloração cutânea, caracterizada por eritema, com elevação das camadas mais superficiais da pele (pápulas), vesículas, etc. Pode ser produzido por uma infecção geralmente viral (rubéola, varicela, sarampo), por alergias a medicamentos, etc. exantema41, 42 Prurido: Sensação de coceira. Pode ser produzido por icterícia obstrutiva, reações alérgicas, doenças hepáticas, etc. prurido42, 43 Dermatite: Inflamação das camadas superficiais da pele, que pode apresentar-se de formas variadas (dermatite seborreica, dermatite de contato...) e é produzida pela agressão direta de microorganismos, substância tóxica ou por uma resposta imunológica inadequada (alergias, doenças auto-imunes). dermatite43 facial, 44 Sudorese: Suor excessivo sudorese44, 45 Granuloma: Formação composta por tecido de granulação que se encontra em processos infecciosos e outras doenças. É, na maioria das vezes, reacional a algum tipo de agressão (corpo estranho, ferimentos, parasitos etc.). granuloma45 piogênico, 46 Paroníquia: Unheiro. O contorno ungueal fica inflamado, dolorido, inchado e avermelhado e, por consequência, altera a formação da unha, que cresce ondulada. É uma micose. paroníquia46, distrofia ungüeal e aumento na formação de tecidos de granulação. Foram relatados casos raros de queda persistente de cabelos. A 47 Alopécia: Redução parcial ou total de pêlos ou cabelos em uma determinada área de pele. Ela apresenta várias causas, podendo ter evolução progressiva, resolução espontânea ou ser controlada com tratamento médico. Quando afeta todos os pêlos do corpo, é chamada de alopécia universal. alopécia47 reversível foi observada, assim como dores musculares e articulares e, mais raramente, doença inflamatória intestinal (p. ex. 48 Colite: Inflamação da porção terminal do cólon (intestino grosso). Pode ser devido a infecções intestinais (a causa mais freqüente), ou a processos inflamatórios diversos (colite ulcerativa, colite isquêmica, colite por radiação, etc.).colite48, ileíte, 49 Hemorragia: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.hemorragia49), hiperuricemia edistúrbios psíquicos ou do SNC (p. ex. distúrbios de comportamento, depressão e convulsões).
Alterações ósseas e hiperostose ocorreram em crianças (p. ex. fechamento epifisário prematuro) e em adultos durante períodos prolongados com doses elevadas de Roacutan®.
Uma hiperostose mínima foi ocasionalmente observada nos pacientes com 4 Acne: Doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. As lesões começam a surgir na puberdade, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. Os cravos e espinhas ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido. 'acne4 císticatratados com Roacutan® em ciclos únicos. Devido à possível ocorrência dessas alterações ósseas, uma avaliação cuidadosa da relação risco/benefício deve ser conduzida em todos os pacientes e a administração de Roacutan® deve restringir- se a casos severos.
Foram observados casos isolados de 22 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte. hipertensão22 intracraniana benigna e distúrbios da visão, e ocasionalmente, 50 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc . náuseas50 e 51 Cefaléia: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaléia ou dor de cabeça tensional, cefaléia cervicogênica, cefaléia em pontada, cefaléia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaléias ou dores de cabeça.A cefaléia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população). cefaléia51.
Elevações transitórias e reversíveis da transaminase, bem como alguns casos de 52 Hepatite: Inflamação do fígado, caracterizada por coloração amarela da pele e mucosas (icterícia), dor na região superior direita do abdome, cansaço generalizado, aumento do tamanho do fígado, etc. Pode ser produzida por múltiplas causas como infecções virais, toxicidade por drogas, doenças imunológicas, etc. hepatite52 associados à administração de Roacutan® foram observados. Em muitos desses casos, as alterações estiveram dentro da variação normal e os valores retornaram aos níveis basais durante o tratamento. Em outros casos, entretanto, foi necessário reduzir adosagem ou descontinuar o tratamento com Roacutan®. Foram também observadaselevações nos níveis séricos de triglicerídeos e 53 Colesterol: Tipo de gordura produzida pelo fígado e encontrada no sangue, músculos, fígado e outros tecidos. O colesterol é usado pelo corpo para a produção de hormônios esteróides (testosterona, estrógeno, cortisol e progesterona). O excesso de colesterol pode causar depósito de gordura nos vasos sangüíneos.Seus componentes são:HDL-Colesterol: tem efeito protetor para as artérias, é considerado o bom colesterol.LDL-Colesterol: relacionado às doenças cardiovasculares, é o mau colesterol.VLDL-Colesterol: representa os triglicérides (um quinto destes). colesterol53, bem como diminuições no 54 HDL: Abreviatura utilizada para denominar um tipo de proteína encarregada de transportar o colesterol sangüíneo, que se relaciona com menor risco cardiovascular. Também é conhecido como “Bom Colesterol”. Seus valores normais são de 35-50mg/dl. HDL54, em particular com altas dosagens e em pacientes predispostos (com antecedente familiar de distúrbios metabólicos dos lipídeos, 18 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais freqüente é o Diabetes Mellitus, ainda que existam outras variantes (diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina. » Guideline de diabetes diabetes18, 19 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.obesidade19 ou alcoolismo). Essas alterações estão associadas à dose e os valores retornaram ao normal quando daredução da dosagem ou descontinuação da droga. Todo paciente deve ser advertido sobre a possível ocorrência de efeitos colaterais.

Interações - ROACUTANTerapêutica concomitante de Roacutan® e 5 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais. vitamina5 A deve ser evitada, pois os 29 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções. sintomas29 de hipervitaminose A podem ser intensificados. Uma vez que as tetraciclinas podem também causar uma elevação na pressão intracraniana, sua combinação com Roacutan® é contra- indicada.
Não foram observadas até hoje interações entre Roacutan® e outras drogas (p. ex. anticoncepcionais orais).

Conduta na superdosagem - ROACUTANEmbora a toxicidade aguda de Roacutan® seja baixa, 55 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida. sinais55 de hipervitaminose A podem aparecer em casos de sobredosagem acidental. Tais 29 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções. sintomas29 são reversíveis. Contudo, a lavagem estomacal pode ser indicada nas duas primeiras horas após a ingestão.
ATENÇÃO: ESTE É UM NOVO MEDICAMENTO. EMBORA AS PESQUISAS REALIZADAS TENHAMINDICADO EFICÁCIA E SEGURANÇA QUANDO CORRETAMENTE INDICADO, PODEM OCORRERREAÇÕES ADVERSAS IMPREVISÍVEIS AINDA NÃO DESCRITAS OU CONHECIDAS. EM CASO DE SUSPEITA DE REAÇÃO ADVERSA, O MÉDICO RESPONSÁVEL DEVE SER NOTIFICADO.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
SÓ PODE SER VENDIDO COM RETENÇÃO DA RECEITA.




ROACUTAN - Laboratório
ROCHE Av. Engenheiro Billings, 1729 - Jaguaré São Paulo/SP - CEP: 05321-900 Tel: 0800 7720 289 Fax: 0800 7720 292 Site: http://www.roche.com/ Estrada dos Bandeirantes, 2020CEP: 22710-104 Rio de Janeiro - RJ

9 comentários:

  1. Já fiz 3 tratamentos completos q a acne voltou... cada paciente reage de uma forma. Mas este tratamento ainda n deu certo no meu caso, mesmos os exames e td mais estarem ok.


    http://www.likeamake.com/2009/09/a-minha-unica-solucao-para-as-espinhas/

    ResponderExcluir
  2. Esse post me deu medo
    kkkkkkkkkkkkkkkkk
    SÓ PODE SER VENDIDO COM RETENÇÃO DA RECEITA.
    deus me livre! sou mais ficar com minhas espinhas

    ResponderExcluir
  3. Graças a Deus as minhas espinhas sumiram..
    meu rosto era uma droga! eu dsde nova fiquei dependente do gel de limpeza da avon ..aquele Renew sabe? tenho a pele oleosa. bom..sei com cremes e minacora [é a nova]!! minhas espinhas sumiram..

    ResponderExcluir
  4. Oiieee!!
    Tudo bem?
    Eu sou a Renatinha Araújo e estava navegando por alguns blogs até vir parar no seu!
    Gostie bastante, eu adoro blogs femininos! *.*
    Vou te seguir, tudo bem?
    Convido-te a passar no meu blog também:
    http://www.glamourfeminino.blogspot.com
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. oiee td bem?
    Queria saber o que pode acontecer se uma pessoa tomar o medicamento roacutan em excesso?
    Gostaria que vc soubesse me responder..
    Deixo aqui meu e-mail e aguardo sua resposta
    nanda-padua@hotmail.com

    Obrigada desde já!!!

    ResponderExcluir
  6. O Roacutan contém varios efeitos colaterais, e por ter um principio ativo muito forte não deve jamais ser tomado em excesso, pois pode causar graves problemas, alguns deles é a Hipervitaminose A, o aumento da pressão intracraniana, e outros que podem levar uma pessoa a morte. Por isso tome segundo as recomendações medicas.

    ResponderExcluir
  7. Ola Jucilene Batista, cada pessoa responde aos efeitos de forma diferente, o Roacutan não é nenhum bicho de sete cabeças, ele apenas um medicamento forte que deve ser tomado com cuidado e apos consulta médica. Mas se prefere não tomar, existem muitas outras tecnicas mais naturais pra acabar com as espinhas. Boa Sorte.

    ResponderExcluir
  8. Ola Ferhamy, voce não informou quanto tempo esta tomando Roacutan, pois veja que seus efeitos são demorados mesmo. Agora se ja terminou o tratamento e não adiantou, recomendo que não o repita, pois pode por sua saude em risco, tente metodos mais naturais. E tenha fé, boa sorte.

    ResponderExcluir
  9. Super defendo o Roacutan, foi o unico medicamento que resolveu de vez meu problema com acne e nunca mais tive, faz 4 anos que parei de tomar. Estes efeitos que estão descritos na bula são coisas q TEM QUE ESTAR AÍ PARA CONSTAR, não quer dizer que vai ocorrer. NADA RESOLVE PROBLEMAS COM ACNE COMO O ROACUTAN, super amo e é só elogios

    ResponderExcluir

O Beauty By Babu agradece o seu comentário. Deixe o link do seu blog que retribuo visitas e comentários. Se quiser um retorno mais rápido do seu contato me envie um e-mail: babu_sp@hotmail.com