18 julho 2010

Pequenos hábitos ajudam a acabar com o estômago pesado

Olá meninas, tudo bem?

Então depois do meu probleminha com o estômago venho procurando alternativas para melhorar meus hábitos alimentares.

Já faz duas semanas que estou comendo comida de doente sabe?

Só um arroz, frango grelhado e legumes cozidos, tudo praticamente sem tempero e sem sal, e mesmo assim me sinto estufada, fico com azia...affs.

Por causa disso tudo fui procurar alguma coisa na net (sim primeiro me socorro da net e só depois do médico, é errado mas já passei em tantos médicos ruins que peguei esse hábito, pesquiso primeiro pra poder debater com o médico depois).

Enfim achei essas dicas no UOL e achei bem válidas, dá só uma olhadinha:

1) Hora de comer, não de beber! Isso mesmo, o ideal é sempre evitar beber líquidos na hora das refeições. "O líquido dilui o ácido clorídrico fundamental para o processo digestivo, pois é esse ácido que vai transformar a comida engolida em partículas menores, mais fáceis de serem absorvidas. O ideal é não beber nada meia hora antes ou meia hora depois de comer." Caso você não consiga ficar com a boca seca, opte pela boa e velha água. Mas em pequena quantidade, ok?

2) Mastigação aliada. A correria do dia a dia acaba nos levando para a correria na mesa também e acabamos não mastigando direito os alimentos. "É ruim porque o estômago e o intestino têm dificuldade para absorver os nutrientes, já que a comida chega maior no organismo". Resultado? Problemas de gases em excesso e abdômen inchado. Fora que seu corpo acabará gastando mais energia para fazer a digestão e você fatalmente ficará com mais sono e cansaço, após as refeições.

3) Descanse um pouquinho, mas não durma! Logo após as refeições é bom evitar realizar atividades físicas intensas e, no outro extremo, evitar dormir. "O sono depois de comer faz com que o metabolismo do corpo diminua. Os exercícios físicos também são ruins porque reduzem a quantidade de sangue disponível para digerir os alimentos. Das duas formas, a comida fica mais tempo retida no organismo, que produz toxinas geradoras do mal-estar", ensina Roberta Stella.

4) Chazinho para finalizar. A nutricionista do Dieta e Saúde ainda indica que beber uma xícara de chá depois das refeições é uma ótima pedida para se livrar da sensação de inchaço."A quentura dessa bebida ajuda a dissolver as gorduras e diminui a formação de gases intestinais."

Bem meninas por hoje é só.

Não sei se vou conseguir postar amanhã pq vou no gastro ver se já estou liberada pra comer algumas coisinhas mais.

P.S.: A única parte boa disso tudo foi que perdi 3 kilos...kkkk

Bjs

3 comentários:

  1. meninaaa
    ameiii
    tnho esse probleminha...rs.....
    é.é um ensaio mais voltado para o publico adulto ne...mas choca ne???
    tem post novooo..confere laaaa..esperoq goste
    bjocaa lindaa

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  2. eu tbm sofro mt com problemas gástricos, ando sempre com buscopan, dramin e anti-acidos na bolsa..é horrivel, mas não tem outro jeito! melhoras pra vc..

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  3. tbm sofro mt com problemas gastricos, dramin, buscopan e anti-acidos são constantes em meu dia a dia... melhoras pra vc!

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